[ad_1]
Debater a regulamentação da capoeira, a representação feminina e os impedimentos à cidadania plena da mulher dentro e fora dessa arte. Esses são os principais objetivos de roda de conversa que será realizada neste domingo (26), em Brasília, a partir das 10h, durante o quinto Encontro de Mulheres Capoeiristas.
Com apoio do Ministério da Cultura (MinC), o evento é promovido pelo Grupo Nzinga de Capoeira Angola e pelo Festival da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, o Latinidades.
Participarão do debate mestras e contramestras de capoeira, além de professoras que se destacam dentro desse universo historicamente masculino e machista. Também estarão presentes representantes da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do MinC, da Fundação Cultural Palmares e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), entre outros.
Um dos temas abordados na roda de conversa será a lei 9696/1998. A legislação criou o Conselho Federal de Educação Física (Confef), regulamentou a profissão de educador físico e determinou que todas as atividades físicas e esportivas devam ser orientadas por profissionais de educação física.
Segundo o presidente do Confef, Jorge Steinhilber, a exigência não é mantida para a capoeira em seu viés “artístico
[ad_2]
www.portalcapoeira.com: Brasília sedia encontro de mulheres capoeiristas , Publicado no Portal Capoeira em 25 July 2015 | 10:45 pm – Editor Luciano Milani
Source link