Jogo Aberto: Conversas sobre a Capoeira Angola de Recife e Olinda

[ad_1]

Jogo Aberto: vídeo tem suas raízes no projeto Capoeira no CAC – UFPE (CNCAC). Da roda para o filme.

 Vídeo-registro sobre a Capoeira Angola será lançado em novembro

Temas de relevância histórica, social e cultural permeiam a produção audiovisual

A Capoeira Angola no Estado e a relação entre a Capoeira e a Mulher, o Corpo, a Dança e Autonomia, enquanto princípio educacional, são temas relevantes para a história cultural de Pernambuco e ganharam registro audiovisual em “Jogo aberto: Conversas sobre a Capoeira Angola do Recife e de Olinda.”, um projeto realizado pela professora mestre Gabriela Santana em colaboração com 12 mestres (as) e professores (as) de Capoeira do Recife e Olinda. “Jogo Aberto..” será lançado oficialmente nos dias 12 e 26 de novembro, respectivamente, às 10h e às 19h, no Museu do Homem do Nordeste e no Centro Cultural Grupo Bongar e no Terreiro Xambá.

O pontapé inicial para o desenvolvimento do projeto foi em 2013, por meio de aulas e rodas realizadas no Centro de Artes e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco, através do projeto de extensão Capoeira no Cac – que desenvolve uma série de atividades como seminários, oficinas e bate-papos entre alunos do curso de dança e alguns mestres (as). A ideia de retomar os assuntos debatidos ao longo dos últimos anos e poder compartilhá-lo, deu início ao filme atual. “Entre depoimentos, fatos históricos e ideias sobre o passado e o futuro lançados em uma conversa realizada em duas rodas de conversa, o filme apresenta breves imagens dos convidados em seus espaços de ensino, além do momento de jogos, tocadas e cantorias do universo capoeirístico, reunindo gerações da capoeira angola local”, conta Gabriela.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=ptgxbUHrSgw?enablejsapi=1&origin=http://portalcapoeira.com&autoplay=0&cc_load_policy=0&iv_load_policy=3&loop=0&modestbranding=1&rel=0&showinfo=1&playsinline=1&controls=2&autohide=2&theme=dark&color=red&wmode=opaque&vq=&&w=480&h=270]

Mil cópias do vídeo serão distribuídas com objetivo educacional em escolas de capoeira de Pernambuco, cinematecas, cursos superiores de dança e instituições no norte, nordeste, sul e sudeste do país. O valor de “Jogo Aberto” está essencialmente no conteúdo marcante para a Capoeira Pernambucana, já que são poucas as pesquisas acerca do tema, e sobretudo, acerca da linhagem da capoeira Angola. O vídeo foi pré-lançado em fevereiro de 2015 e recentemente contemplado pelo Funcultura, para finalização/reedição. O lançamento nos dias 12 e 26, será aberto ao público e contará com a presença dos Mestres de Capoeira de Recife e Olinda, além de um coffee break e uma roda de celebração.

Serviço

Lançamento “Jogo aberto: Conversas sobre a Capoeira Angola do Recife e de Olinda.”

Sábado, 12 de novembro, às 10h

Museu do Homem do Nordeste

Av. Dezessete de Agosto, 2187 – Casa Forte

Sábado, 26 de novembro, às 19h

Centro Cultural Grupo Bongar Nação Xambá.

Entrada Gratuita

O DVD será distribuído com fins educativos para escolas de capoeira de Pernambuco e outros Estados, cinametacas, cursos superiores de dança e qualquer instituição que se interesse em ter este registro para repassar o conhecimento.

 
 
Abraços e obrigada!
A foto é de Caique Eça**

O conteúdo Jogo Aberto: Conversas sobre a Capoeira Angola de Recife e Olinda aparece primeiro em Portal Capoeira. Portal Capoeira – O Portal do Capoeirista. Notícias, Publicações, Artigos e Crônicas da Capoeira. Downloads, Videos, Fotos, Músicas, Livros e todo universo da capoeiragem.

[ad_2]

www.portalcapoeira.com: Jogo Aberto: Conversas sobre a Capoeira Angola de Recife e Olinda , Publicado no Portal Capoeira em 26 October 2016 | 9:52 pm – Editor Luciano Milani

Source link

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *