Waldemar da Paixão Gravação Histórica de 1953

Mestre-Waldemar.jpg

[ad_1]

Capoeira no terreiro de Mestre Waldemar

O Barracão

Mestre Waldemar construiu o seu barracão no morro que chamavam ainda do Corta-Braço no início dos anos 1940, não longe da Estrada da Liberdade.

Já existia na vizinhança o terreiro de candomblé dos Egugun de Tio Opê. Muitos trabalhadores baianos invadiram terras neste setor para constroirem as suas casas. 

O terreiro de mestre Waldemar localiza-se no célebre bairro proletário da Liberdade. Bairro de grande densidade de população, sem pretensões, esquecido da Prefeitura que se preocupa em embelezar e cuidar só daqueles trechos da Cidade do Salvador que se encontram à vista do turista. Quanto ao bairro da Liberdade, não é para “gringo” ver. Como todo bairro operário, não tem calçamento, é cheio de valas onde, em tempo de chuva, as águas apodrecem envoltas em nuvens de mosquitos; seus incontáveis casebres mal se têm de pé, e se o fazem é por pura teimosia. Abundam as vendolas onde se compra desde a jabá até a caninha. É um bairro repleto de vida e de movimento, corajoso e revoltado.

 

A Musicalidade de Waldemar

Waldemar marca a sua diferença de conceito com os músicos usando o termo gritar*, tratando-se de cantar para a capoeira. Nem ele, nem Mestre

Read More…

[ad_2]

www.portalcapoeira.com: Waldemar da Paixão Gravação Histórica de 1953 , Publicado no Portal Capoeira em 3 June 2015 | 8:43 pm – Editor Luciano Milani

Source link

Share this post

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *